Futebol americano no país do futebol: o caso do Cuiabá Arsenal

Título: Futebol americano no país do futebol: o caso do Cuiabá Arsenal.

Autores: Francisco Xavier Freire Rodrigues, Neuza Cristina Gomes Costa, Lenara da Costa Pedroso, Joycy Ambrósio da Silva.

Resumo: O estudo aborda o processo de esportivização do futebol americano em Mato Grosso a partir da trajetória do Cuiabá Arsenal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, com delineamento de estudo de caso. Dentre os resultados, verifica-se que a esportivização do Futebol Americano em Cuiabá deu-se por fases: amadorismo, transição, profissional. A equipe inspirou a criação de outras agremiações. Mesmo em época preparativa para Copa do Mundo, com intensa publicidade pelo governo do estado para divulgar o futebol “brasileiro”, o futebol “americano” é assunto da agenda esportiva midiática e cotidiana. Fato que demonstra como é possível ser esportivo.

Palavras-chave: futebol americano; esportivização; esporte.

Texto completo: PDF

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Ano: 2014

Tipo do documento: artigo de periódico

Referência: RODRIGUES, Francisco Xavier Freire; COSTA, Neuza Cristina Gomes; PEDROSO, Lenara da Costa; SILVA, Joycy Ambrósio da. Futebol americano no país do futebol: o caso do Cuiabá Arsenal. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n. 41, p. 227-247, jul./dez. 2014. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4784.

Times citados: Cuiabá Arsenal (principal), Botafogo Reptiles, Brown Spiders, Corinthians Steamrollers, Cuiabá Angels, Ipanema Tatuís, Jaraguá Bladers, Ponta Grossa Black Nights, Porto Alegre Pumpkins, Sinop Coyotes, Tangará Taurus, Tritões e Tubarões do Cerrado.